



VOTUPORANGA - SP
instituto do deficiente áudio visual de votuporanga
idav
11 / 05 / 2017
O Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga é uma instituição de cunho social e sem fins lucrativos. Atua como agente socializadora para deficientes auditivos e visuais. É uma das mais respeitadas da região em que atua.
Buscando uma nova percepção social a respeito das deficiências físicas, partimos da acessibilidade, norteada pelo desenho universal e a NBR 9050, propomos um pensamento que gere conflitos com os paradigmas e crenças existentes que estão impregnadas na sociedade como um todo.
Com um estilo moderno e acolhedor o arranjo geral da nova sede do IDAV mistura os elementos construídos aos naturais presentes no paisagismo, trazendo a natureza para dentro do edifício.
O projeto possui 293 m² divididos em dois pavimentos, contemplando os seguintes itens; Garagem, Recepção + Lavabo, Administração, Sala de Aula para 40 pessoas, Sala de Reuniões, Refeitório, Cozinha, Artesanato, Sala Braile, Depósito Limpeza, Depósito Geral, Biblioteca,
Informática, Sala Fonoaudiologia, Sala de Terapia Ocupacional, Sala de Fisioterapia + Lavabo, Sanitários, Horta e Salão para Eventos.
Os espaços foram concebidos de forma racionalizada, otimizando assim a entrada da luz solar e a locomoção por parte dos usuários, principalmente aqueles que possuem algum tipo de deficiência física. O projeto prevê ainda a instalação de um elevador para quatro pessoas dando acesso ao segundo nível. A estrutura é formada por um sistema pré-moldado de concreto protendido, dando maior autonomia e liberdade de vãos, possibilitando a implantação de grandes e amplas cortinas de vidro.
Dados do projeto
Endereço: Rua Idineu Possoni, s/n, Jardim Itália
Cidade: Votuporanga - SP
Área do terreno: 457,79 m²
Área do projeto: 293 m²
Número de pavimentos: 02
Arquitetos: Alexandre M. de Freitas e Ludimila C. B. Alves
Projeto de arquitetura: A L Arquitetos
Projetos complementares: A L Arquitetos
Cliente: Instituto do Deficiente Áudio Visual de Votuporanga - IDAV
Data do projeto: 11/05/2017
Data da execução: 2018 a 2019